Quem nunca viu um muro da cidade pichado com aquelas palavras que não conseguimos entender escritas de modo completamente ilegível? Creio eu que quando o assunto é pichação todos sabemos do que se trata, mas sem confundir com grafite, o que você pensa a respeito? Pichar é arte ou vandalismo?
Pichar, na seguinte análise é uma marca feita por uma gangue ou indivíduo, que se comparado com os cães quando urinam em algum lugar no objetivo de se comunicar chegamos praticamente no mesmo ponto, pois se deixam as mensagens de, "Estive aqui!", "Essa área é nossa/minha!" e etc, porém podemos parar para analisar que em alguns casos não deixa de ser uma arte rebelde, utilizada para protestos e escrita ou desenhada de modo que as pessoas possam entender o seu significado.
Exemplo 1:
Protesto através da pichação |
No exemplo acima podemos ver que a pichação tem de alguma forma um conteúdo ao qual as pessoas que passarem e lerem irão entender facilmente do que se trata, porém não deixa de ser um ato proibido, pois o patrimônio aonde foi feito o piche não pertence ao autor.
"Um lugar só para ricos contraria a ideia de cidade"
Exemplo 2:
Ato de vandalismo |
Já no segundo exemplo não sabemos do que se trata, pode ser a identificação de uma gangue em algum local ao qual estava passando ou marcando território, com letras ilegíveis e em patrimônio de outro indivíduo, logo é um ato de vandalismo.
Exemplo 3:
Grafite em homenagem a Michael Jackson, Estação Pirituba em São Paulo |
Essa terceira imagem que coloquei é diferente dos duas acima e é considerado um grafite, uma arte autorizada, foi desenhada dentro da estação de Pirituba em São Paulo. Não é considerada vandalismo, diferente dos exemplos acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário